View site in Scots
Flickr YouTube

Scots Language Centre Centre for the Scots Leid

Bem vindos ao Centro Para A Língua Escocesa

Quem nós somos e o que fazemos
O Centro para a Língua Escocesa foi estabelecido em 1993 e é a única organização nacional ( não de dicionário) que se devota  a informar tanto  quem fala Escocês como quem não fala  sobre a Língua Escocesa de modo a encorajar o seu uso. O Centro que tem fundos anuais dados pelo governo Escocês tem a sua base na cidade de Perth e oferece um portal online para a língua e a sua cultura.

O que é exactamente a lingua Escocesa?
Durante a sua estadia na Escócia vai com certeza dar por uma língua que se chama SCOTS.  Scots é a língua tradicional das terras baixas e é de origen GERMÂNICA.É uma língua irmã do Inglés tal como o Holandês é uma língua irmã do Alemão,  o Dinamarquês uma irmã do Norueguês e o Gaélico escocês é irmão do Gaélico Irlandês. . Scots não deve ser confundido com a língua Gaélica que é uma língua CÉLTICA falada principalmente nas Terras Altas e nas Ilhas do Oeste. Quem visite a Escócia fica muitas vezes surpreendido pela língua que ouve. Isto é porque muitos escoceses falam uma mistura de Inglés e Escocês. O poeta Robert Burns (1759-1796) é talvez o escritor de Língua Escocesa mais conhecido em todo o mundo.

Resumo historic
Na Idade Média um povo chamado Angles originários da Dinamarca, que falavam uma língua chamada englisc (‘Angle-ish’ ou Anglo-Saxónico), estabeleceram-se nas Ilhas Britânicas. Esta língua é a antepassada do Inglés e do Escocês. Esta língua também se desenvolveu independentemente na corte do Rei Robert II (1371-1390).
Em 1494 chamava-se ‘Scottis’ e era a língua oficial da escrita e da literatura do reino da Escócia falada por todos desde o Rei aos camponeses. No entanto em 1603 James VI da Escócia tornou-se também Rei de Inglaterra e a Língua Escocesa perdeu o apoio da Casa Real. Scots continuou no entanto a ser a língua do Estado até à união das coroas em 1707. Nessa altura a Escócia e a Inglaterra uniram-se e tornaram-se no United Kingdom of Great Britain. A partir daí o Inglés tornou-se a língua do Estado e o Escocês passou a ser considerado um dialecto de província. As classses mais altas da Escócia adoptaram o Inglés como a sua língua e abandonaram o Escocês de modo a juntarem-se à elite Britânica. A partir do séc. 19 os Escoceses foram encorajados a deixar de falar Escocês e eram até castigados na escola se o falavam.
A Escócia começou a ser considerada um país Céltico e como o Escocês era uma lingua Germânica deixou de ser considerada. Como o Escocês é bastante semelhante ao Inglés foi muitas vezes considerada uma versão inferior e corrupta do Inglés.
Desde os anos 70 que varias organizações têem organizado campanhas de apoio à língua Escocesa e aos seus falantes.

Falantes e Status
Nem toda gente na Escócia fala Escocês. Em 1996 o General Register Office for Scotland fez a estimativa que um milhão e meio de pessoas ou seja 30 por cento da população da Escócia fala Escocês. Se bem que a percentagem de gente que o entende seja muito maior. Há CINCO dialectos principais da Língua Escocesa- O Insular(Orkney e Shetland islands), o do Norte, o Central ( o que é o mais falado e que incluí Edimburgo e Glasgow), o do Sul, e do Ulster (ambas as Irlandas do Norte e do Sul). A Língua Escocesa  é também conhecida pelos nomes ‘Doric’, ‘Lallans’ e ‘Scotch’ e é até as vezes conhecida por nomes dialécticos locais como Glesca’ ou ‘Shetland’. O Escocés é oficialmente reconhecido como uma língua minoritária da Escócia, do Reino Unido e da Europa de acordo com a Parte II do Charter Europeu para as Línguas Regionais e Minoritárias rectificado pelo governo do Reino Unido em 2001 como representante da Língua Escocesa.

Em virtude da Língua escocesa não ser usada oficialmente será raro um visitante ouvi-la numa situação oficial, se bem que o Parlamento Escocês autoriza discursos em Escocês e alguns relatórios são apresentados em Escocês. Em 2008 o Governo escocês requisitou uma auditoria da Língua Escocesa para tentar encontrar maneira de a poder ajudar através de instituições e incluindo uma pregunta sobre a Língua no censo de 2011. Para a maioria da população da Escócia o Escocês continua a ser principalmente uma língua falada usada em situações informais.
O código de identificação internacional do Escocês é: SCO (tal como definido no padrão internacional ISO 639)

Uma breve amostra da Língua Escocesa

Português SCOTS
Belo (adjectivo) Bonnie
Rapaz (substantivo) Boy OR Laddie OR Loun
Criança (substantivo) Bairn OR Wean
Igreja (substantivo) Kirk
futebol (substantivo) Fitba
Rapariga (substantivo) Lassie OR Quine
Bem parecido ou bonito (adjectivo) Braw
Investigar (verbo) Speir
Saber (verbo) Ken
Língua (substantivo) Langage OR Leid
Não (negativa) Na
Não (adverbio) Nae OR No
Velho(adjectivo) Auld
Amanhã (adverbio e substantivo) The morn OR The morra
Sim (afirmativa) Ay

Traduzido por Maria João Kay